domingo, 26 de março de 2017

Resenha Quem é Você Alasca?- John Green

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

Quem é você Alasca?, foi o primeiro livro publicado do autor Jhon Green, lançado em 2005 nos EUA, chegou ao Brasil após cinco anos em 2010,sendo publicado pela editora WMF Martins Fontes.
O livro Quem é você Alasca? Conta a história de um adolescente chamado Miles, que mora na Flórida com seus pais e que tem um hobby muito interessante, ele coleciona ultimas palavras! Miles está cansado de sua vida sem graça e decide ir para Culver Greek, um colégio interno no Alabama ,no qual seu pai já havia estudado , a procura do Grande Talvez que o escritor Françoais Rabelais disse no leito de sua morte.
Já no primeiro dia, Miles percebe que o colégio não tinha todo o conforto que imaginara: o campus, amontoado de estudantes, o prédio feito com blocos de concreto, os dormitórios quentes, sem ar condicionado; sem seus pais, Miles terá que aprender a se virar sozinho!
Apesar de tudo isso Miles faz novos amigos, um deles é Chip seu colega de quarto, mais conhecido como Coronel, qual apelida Miles de Gordo, pelo fato dele ser extremamente magro!  Coronel também tem um costume diferente, ele grava os países e suas capitais. Coronel é amigo de Alasca Young. Alasca não é aquela típica patricinha, ela é autentica, inteligente, impulsiva e muito segura de si, ela é aquele tipo de garota que qualquer garoto se apaixonaria, e é claro Miles se apaixona logo de cara.
Além dos três, Takumi e Lara, completam o grupo de amigos; um grupo de amigos inteligentes, mas que se envolvem com bebidas e cigarros demasiadamente!
Alasca acredita que passamos a vida no labirinto, e se questiona como saíremos desse labirinto!Ela acaba envolvendo Miles em seu labirinto e trazendo a tona o seu Grande Talvez!
O livro é dividido em antes e depois,de um acontecimento que é o divisor de águas da história!O fato da história se passar como um diário em contagem regressiva, deixa o leitor ainda mais curioso, para saber o que irá acontecer!
Confesso que me surpreendi muito, pois quando achei que o livro iria ter um final clichê,porém,acontece algo surpreendente que muda o rumo da história, e que mexe com todos! Esse acontecimento que guia a história, leva Miles a um enigma, e o traz vários questionamentos.
Depois de muito pesquisar para tentar desvendar, o que levou aquele fatídico acontecimento, Miles, finalmente entende que nunca será capaz de desvendar tudo o que levou ao ocorrido, e que apesar de tudo continuará acreditando num Grande Talvez!
Quem é você Alasca fala sobre a morte uma maneira filosófica e real, de forma poética, envolvendo completamente o leitor. Possui um ritmo de leitura fluido; o leitor simplesmente não percebe o passar das páginas!
Um livro único, personagens únicos, com certeza um dos meus livros preferidos! Recomendo a todos que leiam e se surpreendam com a obra única que John Green nos proporcionou!

22 comentários:

  1. Que bacana...esse livro é realmente maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  2. Amo muito esse livro. Parabéns pelo excelente conteúdo. Amei esse blog.

    ResponderExcluir
  3. Awesome my dear
    Come to visit my blog
    Kisses

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia mas adorei bastante conhecer a tua opinião
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  5. Livro parece ser bem interessante por causa da forma de ver o mundo do rapaz. parabéns pelo post e até mais!

    ResponderExcluir
  6. Eu posso dizer que amei demais esse livro tenho ele na minha prateleira, será que vai virar filme mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim,imagina a Alasca virando personagem de um filme,haha!

      Excluir
  7. O livro é uma perfeição, parabéns pala resenha, achei uma graça a capa dele, tem uma leitura leve, boa, envolvente, o livro é bem realista. Ouvi falar que esse livro é um dos melhores do John Green, Késia bjs.

    ResponderExcluir
  8. Já li maravilhas sobre esse livro. Tenho muita vontade de ler mas ainda não tive a oportunidade

    ResponderExcluir
  9. Ahhh me deu mais vontade ainda de ler esse livro. Irei correndo atrás dele para comprar. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Este livro é bem comentado e agora me deu uma vontade de ler,vou procurar aqui na minha cidade,bjos flor

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha. Eu já tinha escutado falar desse livro, mas nunca li e nem nunca tinha visto a sinopse. Parece ser bem interessante. Arrasou!

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito do estilo do John Green, li a Culpa e das estrelas e adorei ! Eu ja tinha ouvido falar desse livro mais não consegui achar pra ler, gostei da sinopse dele. Como sempre o John arrasa né?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde flor, ainda não li , mas achei tentadora sua resenha. Todos os livros dele são bons e esse não deve ser exceção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu comecei a ler o livro e estava gostando, ai, numa pausa que fiz recebi um spoiler e perdi a vontade. Mas é uma leitura muito boa. Bem no estilo Jonh green

    ResponderExcluir
  15. Eu amo os livros do Jhon Green, são tão lindos! O meu preferido e o de muitos é A Culpa é das Estrelas! Mas esse também é muito bom! Amei sua Resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ainda não consegui ler este livro. Todos falam muito bem deke. Mas adorei sua resenha, muito clara e bem escrita.
    Assim que possível vou lê-lo.

    Parabéns pelo blog.
    https://sobrecadamomento.blogspot.com

    ResponderExcluir