terça-feira, 30 de maio de 2017

Resenha: O menino do pijama listrado- John Boyne

  
Sinopse:  Bruno tem nove anos e 
não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



O livro O menino do pijama listrado, é uma história fictícia que se passa na época da segunda guerra mundial, e que é narrado por Bruno, um menino de 9 anos, que nem sequer sabia estar vivenciando uma guerra.

O ponto de partida da história é a mudança de Bruno e sua família de sua confortável casa em Berlim, para a deserta Haja-Vista, devido o trabalho do pai, que dizia ter sido enviado para uma missão importante, fato que o garoto não compreendia, considerando que Berlim era muito maior que Haja-Vista e para ele não fazia sentido algum, o que Bruno não sabia era que na verdade seu pai era um importante militar nazista!

Bruno gosta de explorar, e sua casa nova não era grande e interessante como a de Berlim, e lá ele nem mesmo tinha outras crianças com quem brincar. Observando o lado de fora da janela do seu quarto, Bruno avista longe uma cerca, e do outro lado da cerca haviam muitas pessoas, idosos, crianças que moravam em cabanas, todas vestidas de roupas listradas e por isso Bruno os apelida de pessoas de pijamas listrado.

Bruno não entendia porque do seu lado da cerca, não havia ninguém, nem se quer um amigo com quem pudesse brincar; como bom explorador Bruno decide caminhar até a cerca, descobrir o porque daquele lado haviam tantas pessoas e do seu não.

Chegando a cerca Bruno avista algo e decide se aproximar, era um menino que estava sentado do outro lado que aparentava estar triste, e com fome pois Bruno nunca havia visto alguém tão magro; seu nome era Shmuel e por conhecidencia havia nascido no mesmo dia de Bruno.Todos os dias a tarde Bruno caminhava a longa distancia de sua até a cerca para conversar com Shmuel. 

Os dois garotos desenvolvem uma amizade pura, eles não se importavam com suas diferenças, entre os dois não existia distinção entre nazistas e judeus, apenas dois meninos que apesar de tão diferentes, eram muito parecidos.



Com uma narrativa simples, emocionante e poética ao 
mesmo tempo, o autor conseguiu um feito, que foi escrever uma história tão singular em apenas tres dias John Boyne nos presenteou com uma obra única que trata de um de uma época tão triste da história, de uma maneira que nunca havia visto! Recomendo a todos que leiam e se emocionem, com essa história maravilhosa. Beijos e até a próxima!

9 comentários:

  1. Adorei seu resumo eu sou a única que ainda não li esse livro eu tô louca para ler pelo seu post ele me parece otimo❤ Amei seu post

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, muito bem escrita.
    Esse livro é muito bom, gosto muito dele, super me emocionei quando li pela primeira vez. O filme também, muito bacana

    blog | facebook | instagram

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha. Amo muito esse livro, a primeira vez que li foi na escola e foi super emocionante, com o filme foi ainda pior. Outro livro que gosto bastante é o diario de Anne Frank <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To muito ansiosa pra ler "O Diário de Anne Frank", amo seu blog e fico muito feliz mesmo que gostou!

      Excluir
  4. Nossa ótima resenha, nunca li o livro mas já vi o filme e foi bem impactante ... preciso criar coragem de ler o livro beijinhos
    Blog Delírio | Instagram | Youtube Ayala Gomes | Fan Page|
    Youtube Delírios Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le sim, ele é ótimo, bem rapidinha a leitura, vale super a pena!

      Excluir
  5. Nossa tem tempo que li esse livro. Na época lembro que fiquei aos prantos lendo e depois fiquei a semana toda sentida com um sentimento fechado rs
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir