quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Resenha: Extraordinário- RJ Palacio


Sinopse: August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora.
Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.




O livro Extraordinário conta a história de um garotinho chamado August, ou melhor Auggie. Quando nasceu foi diagnosticado com uma “doença genética” o que o causou algumas anomalias em seu rosto, desde que nasceu ele passou por inúmeras cirurgias, e visitas ao médico.

O ponto de partida do livro é a decisão de seus pais, em colocar Auggie em uma escola comum: Breech Perp. Apesar da resistência inicial da parte do garoto, seus pais acabam o 
convencendo que já era o momento dele entrar numa escola.

No início ele se sentia deslocado, e como as crianças ainda não estavam acostumados com seu rosto, acabava atraindo todos olhares espantados e comentários maldosos. Apesar de sofrer por conta de sua aparência Auggie compreende que não é fácil acostumar com seu rosto, e na maioria das vezes era muito divertido e tirava sarro do seu próprio rosto.

Mas é claro que como toda criança ele tem seus momentos fraqueza chora, e pensa em desistir, mas continua firme. Auggie é realmente um menino extraordinário e ele faz um verdadeiro manifesto em favor da gentileza.

O livro é separado em vários capítulos, e cada um deles é narrado pelo ponto de vista um personagem diferente, esse foi um dos diferenciais que mais me chamou atenção na escrita da autora.


Com uma linguagem adulta, porém simples, e rápida a autora prende o leitor; de um modo que é imperceptível, a sensação que tenho é que entrei dentro da história e isso é muito legal. Recomendo a todos que leiam e embarquem nessa comovente história de superação.

15 comentários:

  1. hi dear,
    nice post! I'm a new follower of your blog, can you follow mine? :)
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  2. Quando li o livro também tive essa sensação de imersão sabe, me apaguei ao August muito facilmente. Eu estou louca para ver o filme porque vai ser lindo (eu espero que não estraguem). Ótima indicação, todos deveriam ler mesmo!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. To querendo ler esse livro a um bom tempo, mas ainda não consegui ler :(
    E agora estou bem ansiosa com o filme hahah
    Beijos da Giu ♥
    Girls Universe Blog

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é simplesmente maravilhoso! Já li e quero reler, mais pra frente. É uma leitura tão gostosa, né? E é impossível não amar o Auggie <3 Estou ansiosa para o lançamento do filme, tomara que fique lindo!

    Beijoos,

    ResponderExcluir
  6. Esse livro só recebe criticas positivas e eu ainda não consegui ler ele. Vai ter o filme então pretendo ler antes da estreia do filme pra poder fazer uma analise boa.

    ResponderExcluir
  7. Essa coisa de cada capitulo ser narrado por um personagem diferente me intriga! Adorei!
    Fiquei com vontade de ler para saber como Auggie superou esses desafios. Parece ser um livro de fácil leitura.

    Ótima resenha.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro os esse livro,já li trezentas, vezes,eu amo também o jeito da Aurora de dar voz a vários personagens,a história do Auggie é emocionante.

    ResponderExcluir
  9. Uma resenha linda para um livro que deve ser mesmo extraordinário.
    Queria ler antes de lançar o filme, porque se eu assisto acabo perdendo a vontade..

    ResponderExcluir
  10. Esse livro além de nome extraordinário parece ser demais, ainda não tive a oportunidade de ler mais ja está na minha lista e fiquei sabendo que vai ter filme né! Louca para ver.
    Adorei a resenha. Bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu estou vendo muita gente falando bem desse livro, mas ainda nao peguei para ler

    ResponderExcluir
  12. Sempre vejo todo mundo falando super bem desse livro! Conheço a história e acho linda demais! Quero muito assistir o filme e ler o livro <3

    ResponderExcluir
  13. Resenha ótima :D esse livro é um dos mais encantadores que já li, e está na minha lista de "livro pra vida toda", pois é impossível não se emocionar e ficar com o coração quentinho com tudo o que o Auggie passa <3

    ResponderExcluir
  14. Eu sou louca para ler esse livro! Mas sempre acabo comprando outros livros e esqueço desse...
    Esse parece ser aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler. Imagino que ele passa uma mensagem bem bacana.
    Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  15. Nossa nunca li esse livro, com certeza vou procurar

    ResponderExcluir